3 de mai. de 2012

DIY: Little Notebook

Finalmente venho aqui fazer um Do It Yourself! Tudo culpa das meninas que pediram na página do Facebook, já curtiu?

No DIY de hoje, venho ensinar a fazer um pequeno caderninho de anotações. Se você, como eu, está sempre anotando coisas por ai e cansou de ter cadernos grandes e pesados na bolsa, essa é uma ótima ideia.
Aprendi a fazer o encadernamento na minha aula de desenho semanal na faculdade e adorei!


Você vai precisar de:

- 2 folhas de papel A4 (usei o Canson, mas dá para fazer de boa com o outro)
- Tesoura de ponta
- Régua (não reparem na minha feia e velha)
- Lápis
- Linha (usei uma mais grossinha)
- Agulha


- Dividi o papel ao meio e depois ao meio mais uma vez, transformando ele em quatro papeizinhos pequenos.
- Dobrei mais uma vez ao meio e formei 2 caderninhos, cada um com 4 folhinhas dobradas, um total de 8 por bloco.
- Como auxílio da régua, marquei a partir das extremidades 1,6 cm e depois disso mais 1,5 cm, que será onde a linha irá passar.


- Com a tesoura, cortei delicadamente onde foi marcado com o lápis. Nos dois bloquinhos de papel!
- Coloquei a linha na agulha e a introduzi no segundo buraquinho do primeiro bloquinho, deixando um pedaço (5 cm) da linha para fora.
- Por dentro, é a vez de passar a linha para o buraquinho de cima.


- Saindo do primeiro buraco, é a vez de pegar o segundo bloquinho e inserir a agulha no buraco de cima, como na imagem.
- A imagem está muito desfocada :( mas depois que passar a agulha pelo primeiro buraco do bloco 2, passe pelo segundo e volte ao segundo buraco do bloco 1 (ufa!).


- Inserindo a linha mais uma vez pelo início, repita o processo com os dois bloquinhos.
- Chegou a vez de ir para a parte de baixo! Entre no lugar indicado na imagem acima e repita todo o processo de cima.


- Para finalizar, dê 2 nós no que sobrou da linha e pronto!

Incrementei o meu colocando uma bolinha de biju muito fofinha, que tem uns detalhes de rosa, no final da linha, prendendo-as com um nó reforçado.
Escrevi (muito mal) com a pena da aula de caligrafia da minha mãe = não tenho prática nenhuma!
Colei uns adesivos que combinam comigo e detalhei algumas coisinhas com lápis de cor :)

Acredito que muitos ficaram confusos com o tutorial, é realmente complicado de explicar por fotos.
Por isso, vou disponibilizar o download da animação em Flash que ajuda a fazer, me passada pelo professor da aula de desenho.

Link do 4shared: http://www.4shared.com/file/XO1u8ASA/Encadernao.html

A animação foi feita por alunos de alguma universidade do Sul. Se alguém souber quem foi, por favor se manifeste para eu creditar corretamente o link.

Espero que seja útil e que gostem! Desculpem minha ausência do TQL, o trabalho tem me tomado todo o tempo.

xx

4 comentários:

  1. Adorei! Próximo DIY: como fazer unhas bonitas como a sua! Que tal? ahsuahsua <3

    ResponderExcluir
  2. Hahaha! Obrigada :)
    Achei uma boa ideai mesmo fazer um tutorial de nail art.
    Quem sabe esse final de semana eu não acho um tempinho e faço alguma coisa, hein.
    Valeu a sugestão!

    ResponderExcluir
  3. Awesome,but hum... Dá para fazer com muitas folhas para ficar semelhante a uma Brochura?

    ResponderExcluir
  4. Dá sim! Baixa a animação em flash que eu coloquei o link ai em cima que ela ensina direitinho. Mas aconselho ir com calma, o caderno brochura é costurado em máquinas, então faz como ensinei aqui no blog, com folhas maiores (A4 ou A3 dobradas ao meio) e com vários bloquinhos ligados um ao outro. Tenho um Sketch Book maior, quando ele estiver mais apresentável eu mostro como é a ideia maior ;)

    ResponderExcluir

O que você achou sobre isso?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...