6 de fev. de 2013

Design - O curso

Olá, leitores!
Por um bom tempo eu procrastinei esse tema, mas chegou a hora de eu finalmente falar um pouco sobre o meu curso na faculdade: Design.

Fonte da imagem
A primeira coisa que vocês precisam saber é que Design não foi a minha primeira opção. Na verdade, todo o meu desejo desde os nove anos de idade é ser jornalista, todavia, devido a fatores maiores, eu simplesmente desisti de tentar vestibular para esse curso em uma Universidade Federal por causa de uma crítica negativa que me veio botar lá embaixo. Uma besteira, sim., mas que acabou com a minha autoestima da "época". Acabei só fazendo vestibular para Jornalismo em uma faculdade particular da minha cidade, passei, porém não tinha como pagar a mensalidade, então acabei me matriculando mesmo no curso de Design na Universidade Federal.

     Por que escolhi entrar no curso?     

Bom, Design é muito interessante. Tanto de moda, produto, interiores ou gráfico. Todas essas áreas são bastante interessantes. Quando eu era pequena (ok, mais nova) eu adorava decorar ambientes das minhas casas de bonecas e lembro de uma vez que uma amiga falou que eu deveria ser decoradora quando crescesse. Não é mais meu objetivo, mas decoração de ambientes continua me interessando. Moda é bem legal, mas tem muito "pra-que-isso" pro meu gosto. Produto é genial, mas não para que eu produza. Já o gráfico... Hmm, e se eu mexer com diagramação em um jornal ou revista? Tá ai o porquê de eu ter relativamente me interessado. Outra razão é que a minha mãe também faz o curso e eu sempre a ajudava com os trabalhos, pois tinha facilidade em mexer com programas de edição muito usados no curso, como CorelDRAW e Photoshop. Básicos, eu sei. Posso ainda dizer que algo que me fez escolher o curso foi o fato de ele estar acessível para mim, tanto no vestibular (que não era muito concorrido e provas não tão cabulosas), quanto na ideia de que eu poderia continuar vivendo em casa (ok, isso não me interessava muito). PS. nunca escrevi um parágrafo com tanta palavra "interessante" e derivadas na minha vida, contudo estou com preguiça de pensar em sinônimos. Sério.

     Definição do curso Design     
De acordo com o Guia do Estudante

"São as técnicas usadas na criação e no desenvolvimento de projetos gráficos e de comunicação visual e na concepção artística de peças e objetos. Dependendo de sua formação, mais generalista ou mais voltada para a parte gráfica ou industrial, esse profissional encontra diversos setores de atuação. Na área gráfica, cria logotipos e desenvolve o visual de jornais, revistas, livros, panfletos, anúncios e outdoors. Escolhe as letras para os textos, define o tamanho das colunas de uma página impressa, seleciona e padroniza cores e ilustrações e projeta embalagens. No campo digital, desenvolve interfaces para sites, games e dispositivos móveis, como celulares, smartphones e tablets. Pode trabalhar em editoras, agências de design e de publicidade, birôs de computação gráfica e produtoras de mídia digital. Atuando na área industrial, o designer cria objetos, segundo critérios de funcionalidade e estética. Também pesquisa novos materiais e tecnologias de fabricação, procurando diminuir os custos de produção. Pode projetar móveis, eletrodomésticos, acessórios, joias, peças de vestuário, máquinas ou equipamentos industriais. Nesse caso, trabalha em indústrias, como a moveleira e a automobilística, em departamentos de marketing de grandes empresas e até como autônomo, prestando consultoria."


Não sei exatamente o que falar mais sobre o curso aqui, por isso peço que quem se interessar deixe um comentário sugerindo algo! Pretendo manter a categoria ativa e para tal preciso da ajuda de vocês :)
No próximo post vou falar um pouco das cadeiras que eu estudo no primeiro período.

2 comentários:

  1. Que interessante Nay! Eu gostaria de fazer design, parece ser interessante, e acredito que a cada dia é um novo desafio!

    Eu gostaria de aproveitar e te convidar a participar da campanha incentivo a leitura, como gosto do seu blog resolvi te indicar, dá uma conferida lá:

    http://opequenolirio.blogspot.com.br/2013/02/campanha-incentivo-leitura.html

    Espero que consiga participar!

    Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De uma coisa você tem razão, Claudia: a cada dia é mesmo um desafio!

      Xx

      Excluir

O que você achou sobre isso?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...