19 de mar de 2013

Design - As cadeiras do 1º período

Imagem pega no We Heart It
Como prometi no último post sobre Design - O curso, vim fazer um resuminho das cadeiras que estou vendo no primeiro período do curso. Aqui na UFPE eu tenho cinco cadeiras que são distribuídas nos cinco dias úteis da semana (uma para cada dia). Parece cansativo ver um tema só em quatro horas, mas, na maioria das vezes, não é tão cansativo assim, até por que muitas vezes os professores conseguem concluir a aula antes do término das quatro horas e somos liberados mais cedo. 

     Design Contemporâneo     


Acho que posso afirmar que é a minha cadeira favorita do período. Apesar do foco ser em Design, dá para aprender muita coisa não só desse tema. Meu professor é muito bom e consegue explicar direitinho tudo o que há de importante na disciplina. Em Design Contemporâneo eu estudo o design nos dias atuais (claro). Aprendo como lidar com um projeto para um cliente, como fazer um bom trabalho, as etapas necessárias para se fazer um produto de design, independente da área (moda, gráfico, produto). Enfim, é uma cadeira bem dinâmica e abrangente. É nela também que pude conhecer vários designers, incluindo os brasileiros irmãos Campana, que ilustram a imagem acima :)

     História do Design     


Yay, história! Gosto bastante de estudar história e é super legal ver como o design era nos tempos passados. A nossa segunda avaliação de história foi um seminário bastante interessante sobre a Art Nouveau e eu amei conhecer mais sobre esse tema. Outros grupos apresentaram sobre temas muitíssimo legais como a Pop Art, a Art Déco, o Modernismo ❤, etc. Em História do Design a gente aprende sobre como os objetos passados deram início ao que hoje chamamos de design, como era difícil a produção de objetos nos séculos passados e, por isso, só a elite tinha acesso, e também como nos dias atuais a gente se influencia pelas ideias de nossos antepassados.

     Sistemas de Representação Bidimensional     


Também conhecido por nós como "a cadeira das bolinhas" rs. Nessa cadeira a gente aprende mais sobre o design gráfico e produções bidimensionais. Em geral, é uma cadeira bastante prática onde temos de produzir "coisas" em pranchas usando bolinhas em duas dimensões. Oi? É, não sei explicar bem essa cadeira, é tão pouco teórica que às vezes eu me perco. A professora enriquece as aulas levando textos de designers sobre cor, forma, textura, tipografia, imagem, etc. e precisamos aplicar esses conhecimentos em um projeto de nível básico. Acima, usei as minhas pranchas de forma para ilustrar. 

     Sistemas de Representação Tridimensional     


Talvez o nome já seja autoexplicativo, mas é basicamente representar coisas em três dimensões. É uma cadeira que aparece também em cursos como Arquitetura e Engenharia, com outros nomes geralmente. Aprendemos a representar objetos de várias formas, usamos muito compasso, esquadros, régua, lapiseiras 0.3 e 0.5. Disciplina, cuidado, limpeza e delicadeza são imprescindíveis nessa cadeira. Alguns alunos podem achar que isso é exagero da professora, mas eu acredito que esses critérios são muito importantes para formar um bom profissional, principalmente quando se está projetando algo para alguém. 

     Metodologia Científica     


Ah, essa é uma cadeira que é exigida em todos os cursos, afinal, ao fazermos descobertas e pesquisas, precisamos saber como fazer isso da maneira correta e a metodologia está aí pra isso. Como a ênfase é em Design, vemos como é importante fazer pesquisas e como isso vai ser usado para toda a vida. Aprendemos também a redigir um artigo científico esclarecido e como delimitar temas. Eu acho bem interessante, mas às vezes não presto atenção que deveria :(

Se interessaram por alguma dessas cadeiras? Se quiser saber mais é só deixar um comentário aqui e se surgir alguma dúvida também. Tentarei responder o mais rápido e claro possível.

xx

11 comentários:

  1. I am really loving the theme/design of your weblog.
    Do you ever run into any web browser compatibility issues?
    A small number of my blog readers have complained about my blog not
    operating correctly in Explorer but looks great in Safari.

    Do you have any solutions to help fix this issue?

    Here is my weblog ... tiffany jewelry

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sorry. Don't use any of those browsers.

      Xx

      Excluir
  2. adorei conhecer um pouco mais sobre esse curso,
    só nao entendi pq eles dão metodologia no primeiro semestre. (Normalmente essa materia vem logo antes do TCC.)
    sabe você podia contar como você escolheu seu curso, o processo e tudo mais.

    beijão
    http://acessoriosecafeina.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Stella. Aqui os cursos que eu conheço na UFPE optam por dar essa cadeira já no primeiro período.
      Contei isso aqui nesse post: http://www.thequeenland.com.br/2013/02/design-o-curso.html

      Xx

      Excluir
  3. Gostei de conhecer mais sobre o seu curso.
    Em 2011, quando eu estava escolhendo o que fazer eu cheguei em pensar em Design Gráfico, mas acabei escolhendo Sistema da Computação.rs
    Mas muito legal mesmo! Quem sabe um dia, quando eu terminar a facul que já estou fazendo, posso até pensar em fazer também design. É uma possibilidade...rs

    Beijos, Talita M.
    http://mileduascoisinhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim! Infelizmente eu tô saindo do curso. É excelente, mas não é o que eu quero.

      Xx

      Excluir
  4. Oii! :DD
    Acho Design um curso muito interessante e sempre tive curiosidade para saber mais sobre as matérias. Normalmente a gente vê a parte pronta e não para pra pensar no trabalho que teve para fazer! Gostei demais do seu post.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Michelly!
      E muita, muita mesmo, gente discrimina a profissão. Acha que ser designer é só desenhar coisinhas no papel e pronto. Um absurdo!
      Design é tão complexo e cheio de detalhes importantes. Estudamos anatomia, comportamento, física, matemática e tantas outras coisas só para proporcionar objetos (palpáveis ou não) que atenderão bem às necessidades de todas as pessoas.

      Xx

      Excluir
  5. eu não tenho metodologia científica no primeiro período! AHAHAHAHAHA
    E gustavo me mostrou as pranchas dele e eu achei simplesmente genial, e fiquei tetando adivinhar o que está desenhado na sua mas simplesmente não consegui - a de gustavo tbm não, ele precisou me dizer. KKKKKKK Então, quais as estações e o que vc colocou nelas?

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post. E principalmente, porque já vou tendo uma noção do que verei em breve. E como você comentou acima, é muito injusto a discriminação das pessoas com esse curso.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  7. My family every time say that I am wasting my time here at web, but
    I know I am getting knowledge everyday by reading such good articles or
    reviews.

    Feel free to visit my blog - karen millen clothes

    ResponderExcluir

O que você achou sobre isso?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...