30 de jan. de 2013

No divã: Melhores amigas à distância



O avanço da tecnologia trouxe junto consigo um mundo globalizado onde os meios de comunicação são capazes de ligar qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo. E, graças a isso, é possível para tantas pessoas manter uma amizade ou até mesmo um relacionamento à distância. Seja porque vocês se conheceram pela internet ou porque uma teve que se mudar para longe; não importa. As redes sociais, o telefone, o e-mail, o Skype... tudo isso ajuda que a distância não atrapalhe a amizade, em nada.

Então você vem me dizer “mas eu tinha uma amiga virtual e com o tempo nós nos distanciamos”. É, eu também tive. Muitas, aliás. Mas eu tive um único exemplo de amizade à distância em minha vida que deu certo – e ainda dura até hoje! – que me faz acreditar que é possível sim manter a amizade inalterada apesar da distância. Mas isso vai depender unicamente da sua vontade e claro, do seu empenho para que isso aconteça.

Porque claro, no começo é tudo muito legal, vocês se falam todos os dias e sentem-se mais próximas do que de pessoas que vocês convivem diariamente na sua casa ou na sua escola. Só que ai com o tempo a gente tende a se acomodar, e as conversas diárias passam a acontecer dia sim, dia não. Depois pulam para um intervalo de dois ou três dias. Quando menos percebemos só temos tempo de conversar nos finais de semana, e vamos começando a deixar de compartilhar algumas coisas... ai pronto, você pisca o olho e quando o abre percebe que vocês já estão afastadas, que a amizade não é mais a mesma. Pode até conversar e tentar voltar ao que era antes, mas isso mais parece um ciclo vicioso.

E então, a solução é não deixar chegar a este ponto. Se você quer manter uma amizade à distância e pretende fazer com que ela dure a vida toda, é essencial alimentá-la todos os dias, caso contrário ela irá morrendo aos poucos. Por isso tente arrumar um tempo – mesmo que seja apenas 5 minutos – para falar com sua amiga todos os dias, perguntar se ela está bem, contar o que aconteceu no seu dia. Não deixe de atualizá-la acerca das coisas que acontecem em sua vida, desde coisas grandes até coisas pequenas. E em um fim de semana que você não for sair com seus amigos ou namorado, não há nada melhor do que ligar para sua amiga – ou conversar por Skype – e passar pelo menos duas horas rindo e fofocando. Pequenas SMS’s durante o dia também podem ajudar a deixar vocês sempre conectadas e por dentro da vida uma da outra. Mesmo que seja para falar besteiras como “Tô com sono, não aguento mais essa aula” ou coisas importantes “Minha menstruação chegou, não estou grávida!!!!”

E vocês podem até achar que essa fase já passou, mas lembra dos depoimentos que vocês mandavam uma para a outra no Orkut dizendo o quanto se amam e o quanto uma é especial para a outra? Por que pararam? Mesmo que não usem mais o Orkut, não devem parar de demonstrar SEMPRE a importância da sua amiga na sua vida. Seja marcando ela em uma mensagem de amizade no seu facebook ou até mesmo de vez em quanto deixando um inbox dizendo “eu te amo, bitch”. O importante é mostrar que você está ai, sempre por perto, mesmo que distante.


Se você tiver uma ideia ou sugestão de tema para o próximo post do No Divã, não deixe de comentar aqui e dar sua opinião, ou mandar um e-mail para o blog nos contando sua sugestão, sua história, suas dúvidas, seus problemas... Ficarei feliz em tentar ajudar.


3 comentários:

  1. Amei o post, realmente tenho uma amizade que está morrendo aos poucos, e esse texto me ajudou bastante. Para o próximo divã poderia falar sobre Primeiro amor, como superar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida, fico realmente feliz que o texto tenha te ajudado. Já anotei a dica e o próximo post será sim sobre primeiro amor. Beijos

      Excluir
  2. Adorei o post!!
    Ter amizade a distancia é mais difícil do que as amizades normais, porque é preciso mais dedicação por não nos vermos todos os dias. Também tem aquela história de não se ter a pessoa por perto quando tudo que você mais quer é um ombro pra chorar. Apesar de tudo isso, vale a pena, afinal ter amigos de verdade nunca é demais.

    ótimo o post, parabéns Anna :)

    beijos

    • Adorável Rebeldia •

    ResponderExcluir

O que você achou sobre isso?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...